Estava a navegar pela web, num destes dias, quando tropecei no Word Findum site que serve de auxílio (vulgo “batota”) para jogadores de Scrabble. Depois fiz uma busca pelo Google e percebi que existem vários do género, eu é que andava perdida.

homemade-word-cards-for-sight-wordsA questão não é o Scrabble, nem o Word Find, mas sim o que está por trás deles: vocabulário. Quem está a aprender uma Língua estrangeira quer aumentar o seu vocabulário activo (ou seja, o saldo disponível de palavras quando tem de as utilizar) face ao vocabulário passivo (o saldo contabilístico, isto é, todas as palavras que conhecemos mas utilizamos apenas para compreender o que nos é dito).

Claro que o vocabulário activo aumenta mais eficazmente em contexto real, no dia-a-dia em que utilizamos a Língua (falada e/ou escrita). Mas esta é só mais uma ferramenta, entre todas as outras de que se possa munir. E junta o útil ao agradável se já joga Scrabble (já existe, inclusivamente, uma app para os aficionados).

Então e do clássico Jogo da Forca (Hangman em Inglês), ninguém fala? Era (e continua a ser) uma excelente ferramenta para, entre outras coisas, trabalhar a ortografia (spelling).

Podia continuar a sugerir diversas situações lúdicas para ajudar a melhorar o seu vocabulário em Inglês (especialmente de tiver crianças), mas não há receitas perfeitas. A melhor ferramenta será sempre a que vai ao encontro dos seus interesses e motivações. Eu, por exemplo, gosto de palavras cruzadas.

Deixar comentário